quarta-feira, 27 de maio de 2009

inverno


O frio é psicológico?
Em dias frios, ou pelo menos com sensação térmica baixa, ouve-se muito o pessoal dialogar algo do gênero: - Que frio! - Que nada! o frio é psicológico!
E aí! Para você, o frio é ou não psicológico?

Na minha opinião cada pessoa tem uma percepção de frio diferente da outra isso é óbvio agorá a minha dúvida é se isso depende da onde a pessoa nasceu ou viveu a maior parte do tempo (ou seja a pessoa se acostuma com o frio) ou se isso é biológico mesmo,..
Aqui no Litoral Norte de São Paulo por exemplo, percebi que as pessoas passam a falar que "está frio" quando a temperatura vai por volta de menos que 20º e quando chega a 16º, 15º ai realmente esta muito frio. Com certeza isso é cultural, porque quando chega a 15º graus as pessoas percebem que a temperatura não esta "normal".
Agora o que me intriga é quando eu vejo na televisão alguns " exêntricos" entrando em rios congelados na rússia e outros lugares pelo mundo. Eu tenho a ligeira desconfiança que se eu fizesse isso eu morreria rapidamente, neste caso não é psicológico nem cultural coisa nenhuma, é biológico mesmo ou seja alguns conseguem já outros não.
No Canadá dizem que no inverno depois de alguns dias com -10°C, -15°C quando tem um dia que sobe para 10°C parece que realmente esquentou.
Parece ser mais uma questão de metabolismo. É como se tivéssemos um "termômetro biológico" que indica o que é temperatura externa normal, e quais temperaturas são perigosas ao organismo, acionando assim o mecanismo de regulação da temperatura interna. (Afinal 17°C não representa perigo de hipotermia nem a uma pessoa nu, mas explica isso pra um carioca?). Pensando por esse lado seria psicológico. Mas um pscicológico nada fácil de mudar (como não pensar no frio).

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário